História da Mineração do Oeste

A Mineração do Oeste foi fundada em 17 de Setembro de 1982, como subsidiaria da CBPM – Companhia Baiana de Produção Mineral, empresa do governo do Estado da Bahia, com o objetivo de suprir a microrregião de Barreiras, de corretivos de solos para uso agrícola e pedra britada para a construção civil, incentivando assim, o desenvolvimento da agricultura na referida área do Oeste baiano, a qual se insere nos cerrados, que à época, passava por grandes transformações com a introdução de novas culturas, novas tecnologias, inclusive mecanização, dado a disponibilidade de grandes áreas, o baixo valor da terra, a qualidade dos solos que se tratado adequadamente respondem com grandes produtividades, além do clima favorável, gerando a implantação das culturas de arroz, soja e ultimamente do café, além do milho e algodão já tradicionais na região. 

Em 1989, o governo do Estado da Bahia resolveu alienar as suas ações representativas do controle acionário da Mineração do Oeste S.A. o qual foi adquirido pelo grupo controlador PEVAL INVESTIMENTOS S.A. e PEDREIRAS VALERIAS S.A. Em 2009 Peval Investimentos Ltda. e Pedreiras Valeria Ltda. vendeu suas ações a Sergio Pedreira de Oliveira Souza, que atua como sócio administrador ate a data presente.

Ramo de Atividade

A Mineração do Oeste Ltda., é uma empresa de direito privado que exerce suas atividades no ramo da Mineração, em especifico a Extração de Minerais Não Metálicos, no município de São Desidério/Bahia. 

O mercado alvo da Mineração do Oeste é o da região oeste da Bahia, a região dos cerrados baiano, a qual tem sua grande potencialidade econômica, cuja vocação para o agronegócio (produção de grãos: milho, café, soja, arroz, algodão, pecuária e cana de açúcar) tem projeção nacional, necessitando, porém de investimentos na preparação do solo que são quimicamente pobres, sendo assim imprescindível a correção dos solos com pó calcário como forma de garantir níveis adequados de produção e produtividade. 

O mercado de britas para a construção civil atendido pela empresa é o da micro região, de Barreiras é o principal centro urbano, que vem crescendo acima da média nacional,e que deverão continuar a crescer em ritmo acelerado,prevendo-se obras de infra-estrutura,principalmente rodoviária,que melhorem as condições de escoamento da produção agrícola,saneamento,habitação,saúde e educação,nas cidades de Luís Eduardo Magalhães Cotegipe, São Desiderio, Barreiras, Correntina, Baianópolis, Formosa do Rio Preto, etc.

Visão

Ser modelo de excelência no segmento de corretivos de solos e britas para a construção civil. 

Somos uma empresa há mais de 30 anos no mercado, extraindo e produzindo minerais não metálicos, a MINERAÇÃO DO OESTE LTDA, tem um corpo técnico com formação na área de mineração e, que tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de Britagem e Moagem e, tem também no seu corpo técnico, profissionais do setor mineral que podem complementar ou dar suporte, quando necessário, e sua equipe administrativa com experiência de mais de 30 anos no mercado negociando, comprando máquinas e equipamentos novos, bem como novas áreas objetivando o crescimento e a expansão para outros municípios da região, sempre de acordo com as Leis Ambientais.

Missão 

A Mineração do Oeste Ltda. e detentora de direitos minerários no município de São Desidério/Bahia e Explota calcário e beneficia, através do Britamento e a Moagem, que o transformam em Brita, Pó de Pedra, Matacão para a Construção Civil e o Corretivo de Solos – Calcário-como corretivo do solo na agricultura, através de concessão do DNPM – Departamento Nacional da Produção Mineral, possuindo Licença Ambiental expedida pela Secretaria do Meio Ambiente do Município de São Desidério, sendo comercializando seus produtos a peso, em conformidade com as normas legais vigentes, buscando a satisfação de seus clientes na qualidade oferecida, e também com comprometimento com as leis ambientais.

Share
Tweet
Pin
Share